ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

17 abril 2006

Agora, falemos das pontes...

Houve até quem não tenha visto, mas foi proposta uma ponte nova. Completamente inusitada no cenário das possibilidades até então discutidas no âmbito da Justiça Restaurativa.
Numa das salas de que dispúnhamos foi proposta uma atividade fora do programa. E quem dela participou saiu tendo muita clareza de como se estabelecem as pontes que nos lembram nossa existência interdependente e sistêmica.
Tivemos, por iniciativa de uma pessoa linda que faz parte do grupo fundador do Espaço Família - nossa companheira Maria Nobre, duas oficinas de pintura.
"Pintando a Justiça Restaurativa" fez a ponte com outro campo da experiência humana que não poderia faltar: a Arte.
As pessoas que participaram produziram desenhos para comunicar sua experiência com esse valor - Justiça, com esses conceitos esquecidos nas nossas práticas de dominação - Justiça Restaurativa. E seus desenhos ficaram lá, expostos na parede do salão principal, lembrando aos atentos e conectados, que praticar Justiça Restaurativa é algo que transcende o formal domínio do Direito, é algo em que a alma tem de ir junto.
E a alma não se satisfaz com nada menos que a beleza em todas as suas expressões.
Nós que organizamos o evento sem termos parado para pensar nisso, ficamos surpresas e agradecidas à iniciativa de Maria porque o que ela ofereceu foi a ponte que ainda não vislumbráramos e que nos faria tanta falta se providencialmente ali não estivesse tão discretamente sendo construída.
Nossa graditão e celebração por isso também. Salve, Maria das artes!