14 março 2006
13 março 2006
Vejam quem vai estar compartilhando conhecimentos em Palestras e Oficinas no SIMPÓSIO
Estes são os nomes já confirmados. Há surpresas nos esperando ainda...
Adriana Barbosa Sócrates - psicóloga criminalista e clínica, especialista em teorias psicanalíticas, colaboradora do Projeto piloto de Justiça Restaurativa de Brasília.
Afonso Celso de Lima Wanderley - engenheiro eletricista (UFPE), com cursos e treinamentos na área de qualidade, gestão organizacional e temas transdisciplinares, como: Formação Holística de Base (2004 a 2006) pela Universidade Holística Internacional (com sede em Brasília – DF), certificação em Coaching de vida (2003) Profa. Áurea Castilho, certificação como facilitador do seminário "A Arte de Viver em Paz" (2000 a 2003) pela metodologia de Pierre Weil (fundador da Universidade da Paz – DF), treinamento em Educação Integral (1979 a 1987) pela metodologia de Rolf Gelewski (fundador da Casa Sri Aurobindo). É consultor organizacional na implementação de processos de modernização de gestão e de programas de qualidade desde 1994, e ministra palestras e seminários sobre educação integral e humanização da gestão organizacional.
Ailton Alfredo de Souza - Juiz de Direito do TJPE, com atuação no I JECrim Recife; Mestre em Direito UFPE; professor da Universidade Salgado de Oliveira e da Associação de Ensino Superior de Olinda.
André Gomma de Azevedo - Professor Pesquisador Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasilia. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Trabalho em Arbitragem, Mediação e Negociação. Mestre em Direito pela Universidade de Columbia em Nova Iorque com foco na área de mediação. Ex-mediador do Institute for Mediation and Conflict Resolution (IMCR) em Nova Iorque. Juiz de Direito (TJBA). Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros)
Asiel Henrique de Sousa - Juiz de Direito, titular de juizado Especial Criminal, e Coordenador do Projeto Justiça Restaurativa do DF.
Dayse Carolina Queiroz Nunes - advogada Direito; ex-conciliadora do JECrim Olinda; aluna da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco.
Deodato Rivera - graduado em Filosofia no Brasil e pós-graduado em Ciência Política no Chile. Foi "visiting fellow" na Universidade de Essex, Inglaterra, e no International Peace Research Institute de Oslo, Noruega. Pesquisador trans-disciplinar nas áreas de agressão, violência, conflito e paz, dedica-se ultimamente a estudos sobre o desenvolvimento humano integral. Trabalha atualmente o tema da liderança-serviço como instrumento de evolução humana.
Deolinda de Paula Cunha Brandão Amaral - Assistente Social do TJPE, com atuação no I Fórum Universitário de Pernambuco; Especialista em Intervenção Psicossocial à Família com formação em Abordagem Sistêmica e Mediação Familiar.
Dominic Barter – Diretor do Projeto de Língua Portuguesa do Centro internacional de Comunicação Não-Violenta ministra cursos de Comunicação Não-Violenta em todo o país, participa da rede Comunicação Não-Violenta no plano nacional e internacional.
Eduardo Rezende Melo - é juiz de direito no Estado de São Paulo desde 1991. Especialista em direito penal pela USP, é mestre em filosofia pela PUC/São Paulo. Atualmente é vice-presidente da ABMP - Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e Juventude.
Egberto de Almeida Penido – Juiz de Direito Assessor da Presidência da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestrando em Ciências da Religão pela PUC/SP. Coordenador do Centro de Justiça Restaurativa na Escola Paulista da Magistratura. Participante da Rede Comunicação Não-Violenta no Brasil.
Fábia Amaral de Oliveira Mello - Juíza de Direito do TJPE; com atuação no I Fórum Universitário de Pernambuco.
Fernando Soares Lyra - Advogado, Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, ex-Ministro da Justiça.
Francisco Gomes de Matos – Professor aposentado da UFPE, co-fundador e atual Presidente da Associação Brasil América Recife. Formação em Letras, Direito e Lingüística. Atua nas áreas de Direito Lingüístico e Lingüística da Paz.
Gilberto Lúcio da Silva - psicólogo do TJPE e do NAAP - MPPE. Especialista em Antropologia. Autor de "Coação ou co-ação: Justiça e Saúde no contato com usuários de drogas" e "Da família sem pais à família sem paz: violência doméstica e uso de drogas".
Jean Carlos Lima - Ph.D. em Direito( Universidade de Londres- Inglaterra) Ph.D. em Língua inglesa e Pós-Doutor em Linguística( Universidade Trinity - Estados Unidos). Professor Titular da UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira; Professor da Universidade do Museo Social da Argentina ( Argentina) do Curso de Doutorado em Ciencias Políticas e Jurídicas; Presidente do Bureau Internacional de Pós-graduação
Kátia Lacerda Meira Menezes - Assistente Social do TJPE, com atuação no I Fórum Universitário de Pernambuco; Especialista em Intervenção Psicossocial à Família com formação em Abordagem Sistêmica e Mediação Familiar; aluna do Mestrado em Psicologia UFPE.
Leoberto Brancher - Juiz de Direito da 3a Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, Professor de Direito da Infância e Juventude e Coordenador do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura da Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul - AJURIS.
Marcelo Pelizzoli - Doutor em filosofia, prof. do Dep. de Filosofia da UFPE, apresentador do programa Ciranda Filosófica - TVUniversitária.
Maria Elvira Ribeiro Tuppy – Pedagoga, pós graduada em Psicologia Educacional, Terapeuta Corporal, Coordenadora do Interação e dos Programas de Construção de Cultura de Paz em Araçatuba e região junto à Associação Palas Athena, S.P.
Pedro Scuro Neto - Doutor em ciências (Ph.D) pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1989). Coordenador do "Projeto Mercosul" – MRE, USP, PNUD (1991). Delineou (com a OIT) os primeiros projetos brasileiros de erradicação da mão-de-obra infantil na lavoura de cana-de-açúcar (1993-1994). Primeiro autor, pesquisador e coordenador de projetos de justiça restaurativa no Brasil e na América Latina (a partir de 1996). Relator da comissão redatora da Declaração de Costa Rica sobre Justiça Restaurativa na América Latina (2005). Diretor do Centro Talcott (SP) e coordenador de pesquisas sobre o Poder Judiciário na Escola Superior da Magistratura (RS).
Rachel Benevides - Técnica Judiciário do TJPE, com atuação no JECrim - Olinda; aluna do Curso de Direito IESO.
Renato Sócrates Gomes Pinto - Presidente do Instituto de Direito Comparado e Internacional de Brasília. Procurador de Justiça aposentado, pós-graduado em Direitos Humanos e Liberdades Civis pela Universidade de Leicester, Reino Unido e em Direito e Estado pela Universidade de Brasília.
Roberto Faustino de Paula - prof. Adjunto de Psiquiatria e coordenador do Curso de Especialização em Terapia Familiar, promovido pela UFPE.
Vânia Curi Yazbek – Psicóloga, terapeuta e mediadora; sócia fundadora, docente e responsável pela implantação do Setor de Mediação do Instituto FAMILIAE – SP.
Programação do II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA
RECIFE PRAIA HOTEL – 10 A 12 DE ABRIL
DIA 10/04
08:00 - Credenciamento
09:00 - Formação da Mesa
09:15 - Falas de acolhimento – Autoridades convidadas e realizadores
10:00 - Palestra de abertura: Dr. Leoberto Brancher (RS) – A Justiça do Século XXI
11:00 - INTERVALO – lanche
Palestras: O PARADIGMA RESTAURATIVO
Coordenador : Dr. Carlos Eduardo Vasconcelos (PE)
11:15 - Dr. Pedro Scuro (RS) – "Justiça Restaurativa: aspectos conceituais e desafios políticos".
12:00 - Perguntas do público
12:30 - INTERVALO – almoço
14:30 - Dr. Renato Sócrates Gomes Pinto (DF) "JUSTIÇA RESTAURATIVA - O papel dos operadores do Sistema de Justiça Criminal"
15:10 - Debatedora: Dra. Yélena Monteiro (PE)
15:30 - Perguntas do público
16:00 - INTERVALO – lanche
16:30 - APRESENTAÇÕES: Experiências Brasileiras – Dr. Eduardo Rezende de Melo (SP)– Proj. São Caetano do Sul; Dr. Asiel Sousa (DF)– Proj. Brasília; Dr. Leoberto Brancher (RS) – Proj. Porto Alegre
18:00 - RODA DE DIÁLOGO: Educação Restaurativa – Prof. Maria Elvira Tuppy (SP) / Prof. Deodato Rivera (RJ) / Dr. André Gomma (BA) – Mediador: Prof. Jean Carlos Lima (PE)
20:00 - Encerramento
DIA 11/04
Palestras – O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
Coordenação da Mesa : André Luís Machado de Castro (DF)
08:30 - Justiça Restaurativa e Saúde – Vânia Curi (SP) / Adriana Sócrates (DF) – Mediador: Prof. Dr. Roberto Faustino (PE)
09:20 - Perguntas do público
09:40 - Justiça Restaurativa e Filosofia – Dr. Eduardo Rezende de Melo (SP) e Prof. Marcelo Pelizzoli (PE) – Mediador: Psicólogo Gilberto Lúcio (PE)
10:30 - Perguntas do público
10:50 - INTERVALO
11:20 - Justiça Restaurativa e "Liderança e Espiritualidade" – Deodato Rivera (RJ), Egberto Penido (SP) – Mediador: Márcia Gama (PE)
12:10 - Perguntas do Público
12:30 - ALMOÇO
14:00 – Sala A - Oficina de Comunicação Não Violenta – Dominic Barter (RJ)
Sala B – Oficina de Terapia Comunitária – Espaço Família
16:00 - INTERVALO – Lanche
16:30 – Sala A - Oficina de Mediação Vítima-Ofensor – Dr. André Gomma (BA)
Sala B - O Trabalho com famílias em situação de conflito/violência no âmbito do Juizado Criminal.
Sala C - Debate sobre a Proposição Legislativa - Focalizador: Dr. Renato Sócrates (DF)
18:00 - RODA DE DIÁLOGO – Justiça Restaurativa e Cultura de Paz – Dominic Barter (RJ), Prof. Ma. Elvira Tuppy (SP) e Prof. Francisco Gomes de Matos (PE) – Mediador: Afonso Celso Wanderley (PE)
20:00 - Encerramento
DIA 12/04
08:30 - Apresentação da Carta do Recife para contribuições aditivas e/ou retificações
09:15 - Apresentação das resoluções do debate sobre a Proposição Legislativa – Lideranças do debate
10:00 - INTERVALO
10:30 - Palestras de Encerramento
Dr. Fernando Lyra (PE) Presidente da Fundação Joaquim Nabuco – ex-ministro da Justiça
Dr. Francisco Sales de Albuquerque – Procurador Geral do Estado
11:30 - Leitura da versão final da Carta do Recife e Cerimônia de Encerramento