ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

16 maio 2006

O Dia do Encerramento

Para o dia do Encerramento foram preparados momentos mais formais - Leitura da Carta do Recife e Palestras de Encerramento, e momentos de congraçamento.
Mas aconteceram mudanças. Bem vindas mudanças.
Tivemos a leitura da Carta do Recife, e depois desta, uma palestra surpresa, cuja história vale ser contada.
Na tarde do domingo antes do evento, estávamos fazendo a decoração quando fomos abordadas por uma hóspede do hotel que queria saber qual era o evento. Era francesa essa hóspede - Mme. Marie Dominique Vergez, e logo nos entendemos pois ela, ao saber que o evento tratava de Justiça Restaurativa, mencionou que trabalhava com o tema em Paris, onde era Conselheira da Corte de Apelações. Estava no Recife a convite de uma Ong parceira de seu projeto, a CIAF de Ribeirão Preto-SP, para lançar uma campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ousamos fazer um convite para que assistisse ao evento mas ela, muito eufórica com a oportunidade, ofereceu-se para fazer uma palestra sobre o projeto que desenvolve no âmbito da JR e de como andam as iniciativas nesse campo na França. Disse logo que buscaria um tradutor e ficamos de ver em que horário poderíamos encaixar a sua palestra.
Ficou para o dia do encerramento. Foi uma "canja" de elevado nível e nos deu uma oportunidade de ver o que está sendo feito na França e sobretudo de constatarmos nossos avanços visto que os projetos aqui desenvolvidos têm caráter mais completamente restaurativo que o que ela descreveu, que se foca mais na fase da negociação de reparação.

A mesa foi mais rica ainda por contarmos com a participação do Prof. Pedro Scuro Neto, que se propôs a auxiliar na tradução, para maior clareza de alguns aspectos, visto que o tradutor que tão gentilmente acompanhou a palestrante não era versado no tema e acolheu com simpatia a ajuda oferecida pelo Prof. Pedro. E o II Simpósio ganhou ares de evento internacional com esse intercâmbio imprevisto e tão oportuno.