ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

14 maio 2006

Justiça Restaurativa - Liderança e Espiritualidade

.
... ou a hora mágica...
Num evento tão marcado por acontecimentos tocantes não poderia ter faltado um momento verdadeiramente mágico.
A mesa Justiça Restaurativa - Liderança e Espiritualidade foi programada num horário desafiador para qualquer palestrante: aquela hora que antecede o final dos trabalhos da manhã e vizinha da hora do almoço. No dia anterior já víramos acontecer a azáfama comum a essa hora, com platéia dispersa e agoniada para sair, sobretudo por causa do atraso que já se verificava.
Mas a mesa em que o Dr. Egberto Penido, juiz de direito de São Paulo e uma das lideranças do Movimento Restaurativo no Brasil falaria sobre Justiça Restaurativa e Espiritualidade, e o Filósofo e Professor Deodato Rivera falaria sobre Justiça Restaurativa e Liderança fez acontecer a magia da conexão plena e o que se viu foram momentos de quietude inimaginável, de atenção contrita, de um silêncio inspirador da paz e serenidade com que todos saíram daquele auditório naquela já atrasada hora de almoço.

O Dr. Egberto começou sensibilizando a todos com uma citação que, por sua origem, comoveu mais aos de casa:

"Ajudem a restaurar na angustiada condição humana a crença na Justiça. E que a Justiça venha a ser para vocês e para todos nós… algo tão essencial à vida, como o pão e a água que diariamente a todos alimenta"… "E que, em consequência, a Justiça exista…: como a luz, como a sombra, como o mar, como os rios, como tudo aquilo que, sendo dávida de Deus, não pode desaparecer…"
Syleno Ribeiro de Paiva eminente jurista pernambucano em seu discurso de paraninfo dos concluintes de 1968 da Faculdade de Direito do Recife

A partir daí as falas daquela mesa remetiam a algo muito além da dimensão do intelecto, envolviam todo o ser e quem participou daquele momento pôde experimentar algo como ter feito uma sessão de meditação profunda. E felizmente uma meditação em torno dos princípios e valores que devem sustentar as práticas restaurativas.