ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

12 maio 2006

A experiência de Brasília



Diante de platéia atenta e curiosa o Dr. Asiel Henrique de Souza, responsável pelo Projeto de Justiça Restaurativa que está sendo desenvolvido em Brasília, no Núcleo Bandeirante, e que envolve o Juizado Especial Criminal daquela comunidade, discorreu sobre o desafio e a grande transformação propiciada pela aplicação dos princípios e práticas da Justiça Restaurativa no âmbito da justiça criminal. O Projeto do Núcleo Bandeirante é o pioneiro na área criminal de adultos e em muito se diferencia daqueles projetos voltados para a infância e adolescência. Numa exposição bem objetiva e apoiada pelo depoimento de membros da equipe interdisciplinar que atua no projeto, o Dr. Asiel pôde esclarecer muitas dúvidas sobre a aplicabilidade dos processos restaurativos no âmbito criminal e demonstrar com dados já consistentes a importância da transformação proporcionada pela implantação da Justiça Restaurativa nessa área onde é tão cristalizada a prática da retribuição (o modelo "olho-por-olho").
A platéia saiu dali com muitas respostas e agora com as perguntas do como fazer aquilo em sua própria prática de Justiça.
Foi um momento de aprendizado e de alívio para muitos que ainda não conseguiam ver quão transformadores resultados a Justiça Restaurativa pode apresentar também na Justiça com adultos.