ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

30 abril 2006

Terra prometida: o caminho é ali



O Professor Pedro Scuro Neto, estudioso de espírito pioneiro, que se imbuiu da árdua tarefa de ser portador, aqui em terras brasílicas, da boa nova do surgimento da Justiça Restaurativa, foi flagrado pelo fotógrafo, durante a sua apresentação, nessa posição que segundo sua bem humorada definição quer dizer:

Terra prometida: o caminho é ali...

O caminho que nos era mostrado era o caminho das respostas da Justiça Restaurativa às experiências malfadadas da nossa cultura, traduzidas em números preocupantes e até assustadores da evolução da criminalidade e da imposição de sofrimento pela ruptura social que aqueles números demonstravam.

E, com seu jeito comprometido com a causa, nos disse desse caminho que está sendo trilhado, ao mesmo tempo que construído pela sociedade brasileira, em direção às práticas transformadoras da Justiça Restaurativa, clamando sempre pelo cuidado que devemos ter com os princípios que norteiam essas práticas, para que não nos percamos e as tornemos apenas novas técnicas de resolução de conflito em vez de instrumento rEvolucionário que nos levará à mudança de paradigma cultural que ensejará a manutenção e melhoria de qualidade da Vida humana na terra.

Acompanhar a fala do Prof. Pedro foi experimentar o que é o sentimento de convicção que anima os que se dedicam a uma causa muito maior que aquela do sucesso pessoal. É acompanhar e sorver do sentimento que anima a liderança servidora. E é nos enchermos de gratidão pela generosa doação daqueles momentos do Simpósio.