ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

29 abril 2006

AVALIAÇÃO DO II SIMPÓSIO

Ciosa do seu compromisso de tornar esse evento uma oportunidade de aprendizado para que signifique mais um passo na longa jornada de disseminação da cultura restaurativa, a equipe do Espaço Família fez um formulário de avaliação que no final do evento solicitou a todos, palestrantes e audiência, que preenchessem. Das respostas ao formulário proposto temos o resultado numérico exposto na tabela acima.
Legenda: O = Ótimo B = Bom R = Regular I = Insuficiente NR = Não responderam

Para que se tenha bem a dimensão do que foi possível experimentar nesses poucos dias, selecionamos alguns comentários registrados, inclusive aqueles que foram apontados como negativos. Deixamos de apresentar aqui os destaques nominados por entendermos que esse é um bom movimento de desconstrução da cultura de competitividade, mas registramos que a quase totalidade dos palestrantes foi citada nominalmente em referências elogiosas às suas falas.

Ótimos assuntos: polêmicos e atualizados / Muito bem elaboradas, trazendo os temas para uma compreensão mais generalizada e próxima da realidade / Claras e objetivas, com apresentação de práticas / De interesse profissional e grande enriquecimento / Parabéns aos palestrantes pela simplicidade e sensibilidade / Nível excelente

Pouco tempo e horários: Creio que com mais tempo teríamos evoluído mais. / a pontualidade não foi a ideal / Um pouco mais de rigor nos horários / O horário da última palestra foi muito tarde. Muitas pessoas não compareceram devido ao cansaço do dia. / Muito próximas umas das outras, não dando tempo para discutir entre a platéia.

Espero que ações como essas ultrapassem as barreiras e alcancem outros espaços, como as instituições policiais colaborando para dirimir conflitos e ajudando a desafogar a população carcerária: "um valor não manifestado não é um valor, é uma idéia". / Foi um evento de extrema importância para a nossa cidade e para os profissionais, que precisam se reciclar e se integrar com os de outros estados / A organização está de parabéns pelo desempenho, organização e nível dos profissionais presentes / Gostei do trabalho da Recepção, das exposições e do número musical. Detalhes bem especiais. / Pude melhor pensar minha prática profissional .
Material escrito: Deveria ter uma pequena síntese das palestras, assim como um currículo dos palestrantes, para acompanhar como material didático de auxílio aos participantes / Podíamos ter mais materiais didáticos / Os textos exibidos nos telões foram muito rápidos e não dava tempo de copiar./ deveria haver mais material impresso (apostila?), programação melhor definida, melhor identificação dos expositores.

Parabéns pela emocionante apresentação do grupo de jovens de Brasília Teimosa / Me senti gratificada quando Márcia me ligou, no sábado, confirmando as inscrições do P.P.A.B. Agradeço a atenção, em nome da Equipe. / Parabéns ao Grupo Átrios. / Espero que façam mais encontros dessa natureza, porque só assim poderemos conhecer os desafios da humanidade / Que possamos ter a oportunidade também de outros profissionais relatando suas experiências / muita informação de uma só vez / É lamentável o esvaziamento do debate sobre a sugestão legislativa e a cisão ocorrida com a reunião fechada entre operadores jurídicos apenas, num evento interdisciplinar / para mim o momento mágico do Simpósio foi quando a Márcia apontou para sua neta, na abertura, e disse que a geração dela espera a J.R. / Apesar do tema ser bastante novo, ficamos com a esperança de que podemos mudar. É só querermos / Poderia ter sido cobrada uma taxa de inscrição, mesmo que de valor simbólico / Evento muito intensivo! Problemas com o tempo / A mais importante é ter sido o marco inicial da divulgação da JR no Recife / É sempre muito bom esse tipo de iniciativa. Parabenizo, pois o caminho das profissões é mesmo a interdisciplinaridade. Muito bom, espero que mais eventos como esse aconteçam. / Achei um pouco cansativo, alguns dias mais de 12h De programação, contudo compreendo que foi a única forma de abarcar o conteúdo, tendo em vista a questão do custo e do tempo disponível dos participantes / Agradecemos a atenção e consideração pela equipe de Espaço Família aos profissionais do Presídio Aníbal Bruno. / A diversidade de abordagem do tema foi muito interessante a possibilidade de atuar partindo de premissas tão diversas foi um grande aprendizado. / Nota dez mil! Obrigada pela oportunidade. / Esse encontro foi profundamente enriquecedor, como aprendizado e vivência para mim como pessoa e como profissional. Obrigada! / Importante realização de eventos desta natureza pois só assim poderemos resgatar e aprimoram o verdadeiro Instituto da Justiça com a legítima expressão da cidadania / As palestras mais interessantes falando sobre experiências práticas foram excessivamente comprimidas. Eventos importantes foram realizados simultaneamente. Não pude participar do debate sobre reforma legislativa porque fui informada que havia sido cancelado, tendo verificado posteriormente que a informação não era verdadeira. Carga horária pesada. As palestras da noite foram prejudicadas pelo cansaço do público. Enfatizo que, apesar desse percalços, o Seminário foi bastante produtivo / Este tema da JR precisa ser mais divulgado e este Simpósio proporcionou aos participantes terem uma visão do que se trata. / Foi bastante cansativo, mas foi maravilhoso! Eu viria novamente, se pudesse escolher (Obrigada).