ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

13 maio 2006

Justiça Restaurativa e Saúde

Com a competente mediação do Prof. Dr. Roberto Faustino de Paula, coordenador do Curso de Especialização em Terapia Familiar da UFPE, a mesa Justiça Restaurativa e Saúde despertou grande interesse por ser essa uma interconexão das mais relevantes num processo restaurativo.
Essa ligação foi sabiamente exposta e esclarecida na fala da Dra. Vânia Curi, psicóloga e mediadora, entre outras competências, que falou da sua grande experiência com esse trabalho de abordagem holística de conflitos e de seu entusiasmo com as possibilidades trazidas nas propostas da Justiça Restaurativa.
A Dra. Adriana Barbosa Sócrates deu seqüência à mesa falando de seu trabalho acadêmico e sua experiência como participante da equipe do Projeto de Justiça Restaurativa do Núcleo Bandeirantes em Brasília. Trouxe a importância da visão psicanalítica nos processos de intervenção restaurativa e o quanto esses conhecimentos podem subsidiar os atendimentos e direcioná-los à cura das situações de conflito e até violência pela transformação comportamental da pessoa atendida com esses fundamentos. Se em Justiça Restaurativa se cuida de mudar uma visão maniqueísta consagrada por uma visão dualista da vida e do ser, a contribuição das ciências da saúde, sobretudo da saúde psíquica do ser humano, é imprescindível para a consecussão desse objetivo.