ESPAÇO FAMÍLIA - Núcleo de JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este espaço destina-se à difusão de conhecimentos sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA, seus princípios e práticas.

25 setembro 2006

CURSO DE MEDIAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICO-RESTAURATIVA




O Espaço Família, tem por missão contribuir para a mudança cultural necessária ao estabelecimento de uma Cultura de Paz, e para cumprir essa missão, oferece consultoria, capacitação e atendimento em Mediação, Terapias e outras Práticas Restaurativas nas situações de conflito, e está lançando, numa iniciativa pioneira, o CURSO DE MEDIAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICO-RESTAURATIVA. Esta é uma abordagem inovadora que alia os princípios e as práticas restaurativas à necessária visão sistêmica da família, num modelo interdisciplinar capaz de responder a grande parte das demandas no contexto dos conflitos familiares.


DIA 20 DE OUTUBRO - Palestra de apresentação do curso na Livraria Cultura Paço Alfândega - às 19:00h
Visão histórica do Sujeito e a questão do outro (alteridade) e sua repercussão nas relações familiares. O paradigma da não-violência e suas implicações sociais como justiça.

Programa do Curso

MÓDULO I – 24/11 (14h às 19h) e 25/11/2006 (08h às 17h) -
Facilitadoras: Maria Nobre - Psicóloga, Terapeuta de Família e Mediadora de conflitos e
Lúcia Rosas - Advogada, Terapeuta de Família e Mediadora de conflitos

  • Considerações sobre mediação. Entendendo o conflito. O lugar dos afetos. Conceito de mediação familiar. Formação do mediador familiar. Compreensão do sistema familiar. Transformação sócio - cultural do modelo de família. Noções de direito de família (aspectos objetivos e subjetivos) Comunicação humana. Interdisciplinaridade. O processo da mediação familiar; Questões de mediação familiar; Enquadramento da mediação familiar Separação conjugal e sentimentos.

MÓDULO II – 01 (14h às 19h) e 02/12/2006 (08h às 17h) –
Facilitadores: Marcelo Pelizzoli - Prof. UFPE; Doutor em Filosofia e
Marcia Gama - Professora; Mediadora de conflitos; Facilitadora de Aprendizagem em Comunicação Compassiva

  • Fundamentos da Justiça e Cultura de Paz, Breve visão histórica. Visão sistêmica do Social. Sombra pessoal/coletiva e a Violência. Alteridade e Diferença. Amor e Pathos. O exemplo da alternativa CNV. Princípios de Justiça Restaurativa. Valores Restaurativos e sua expressão na família. A Comunicação Não-Violenta (ou Compassiva) como instrumento do profissional facilitador As práticas restaurativas na família (Círculo de decisão e círculo restaurativo familiar, mediação).

Local: Colégio Contato - Derby
Carga horária: 15 horas-aula cada Módulo
Investimento: R$ 150,00 cada Módulo - Inclui dvd sobre Justiça Restaurativa, almoços dos dias 25/11 e 02/12 (para inscrições confirmadas até 21/11), lanches nos intervalos e Certificado de participação ESPAÇO FAMÍLIA - LABORATÓRIO DE FILOSOFIA/CFCH-UFPE)

Inscrições: Av. Guararapes 178, Ed. Almare, sala 127 - Telefone 32243400 (somente à tarde).
Pagamento por meio de depósito em conta e envio de ambos pelo fax 32243400, pelo email espacofamilia@yahoo.com.br ou pessoalmente em nosso escritório.
A conta para depósitos é: Caixa Econômica Federal - Ag. 2346 - Op. 003 - C/C 240-4

Vagas limitadas!
OUTRAS INFORMAÇÕES com a Cordenação:
Miriam Santos - apoio Técnico - 9239-7838
Roseana Maranhão - apoio administrativo - 9111-4232
Socorro Neves - Tesouraria - 9937-8334

Esperamos e agradecemos desde já, a oportunidade de compartilhar experiências que podem contribuir significativamente para melhor nos capacitar a lidar com as desafiadoras situações de conflito que emergem nesse momento de transição histórica da humanidade, sobretudo no âmbito da família em transformação.